Marcos Pereira
A comunicação sempre foi um fator essencial para o sucesso no mundo dos negócios. No entanto, em 2025, com a crescente digitalização, a competitividade global e as constantes mudanças no mercado, a habilidade de se expressar de maneira clara, correta e persuasiva tornou-se ainda mais fundamental para os empresários.
Antes vista apenas como uma ferramenta para políticos e palestrantes, a oratória transformou-se em uma habilidade indispensável para qualquer líder que deseja se destacar. Empreendedores e executivos precisam comunicar sua visão, engajar liderados e negociar com clientes e investidores. A forma como se expressam pode, muitas vezes, determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio.
Uma oratória eficaz inspira, motiva e transmite credibilidade. O empresário que domina a comunicação verbal consegue resolver conflitos, persuadir e apresentar ideias de maneira impactante. Quem a domina transmite mensagens com mais precisão, evitando ruídos na comunicação e garantindo que suas ideias sejam compreendidas.
Apesar de muitos acreditarem que a oratória é um dom, ela pode — e deve — ser praticada e desenvolvida, assim como qualquer outra habilidade do dia a dia. A oratória é como uma escada: deve-se subir degrau por degrau até conquistar a confiança necessária.
Algumas estratégias são essenciais para quem deseja aprimorar essa competência. A primeira delas é buscar treinamento. Participar de cursos, clubes de debate, expressar opiniões em público ou nas redes sociais são práticas que ajudam a desenvolver a comunicação.
Gravar a própria fala ou apresentação também permite avaliar pontos de melhoria. Esse exercício revela vícios de linguagem e aspectos que podem prejudicar a clareza da mensagem, como entonação inadequada, má postura e respiração incorreta. Sempre digo aos meus mentorados: ouçam os áudios que enviam pelo WhatsApp. É impressionante como essa prática ajuda a lapidar nossa mensagem.
Outros pilares essenciais da comunicação são o autoconhecimento, o estilo próprio e o domínio do conteúdo. Quem deseja se destacar precisa saber exatamente o que vai falar e fazê-lo com segurança.
Aqueles que se comunicam de forma eficaz fortalecem sua imagem pessoal e profissional, ampliando oportunidades de negócios em um mercado cada vez mais competitivo. A oratória é a base do sucesso para o empresário que deseja crescer em sua área